2013 Jesus Cristo Nosso Senhor

Há Esperança para o ferido

24/02/2012 21:56

 

Há esperança para o ferido

 

“Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova” (JÓ 14.7-9)

 

O livro de Jó é um livro incrível. Nenhum crente poderia deixar de lê-lo, por conter em suas páginas verdades imutáveis sobre esperança, perseverança e fidelidade.

É um livro que fala diretamente do relacionamento de Deus com o homem, no âmbito do mundo espiritual, dos momentos do silêncio de Deus. É considerado uma obra prime literária mundial.

Os primeiros cinco versículos do livro narram o primeiro estágio da vida de Jó. Era um homem que habitava na terra de Uz, possuía muitos bens, foi patriarca e um tipo de juiz e sacerdote, já que muitos o procuravam para resolver litígios, pedir conselhos, e a Bíblia declara que ele oferecia holocaustos por seus 10 filhos.

Jó era o homem mais rico do oriente naquele tempo, e provavelmente o mais respeitado.

Ma certo dia, Jó nunca imaginaria, que lá no céu, diante de uma reunião na sala de Justiça do Todo Poderoso, se apresentaria o nosso Adversário (Satanás significa no hebraico adversário).

Nesta ocasião, Deus dá testemunho de Jó e observa suas qualidades: “... homem íntegro e reto, temente à Deus e que se desvia do mal” (Jó 1.8). Aqui, neste momento cósmico, começa uma etapa na vida deste homem, que ele nunca imaginara...

Por causa deste testemunho, o Adversário faz uma acusação: ele só te teme porque tu deste a ele tudo, cercaste-o de bem, prosperidade, se tu tirares isso dele, verás que te negará (leia Jó 1.9-11).

Neste momento, Deus permite que o Adversário toque em tudo quanto Jó possuía. Este homem dorme abençoado, feliz e certo de que tudo estava em ordem. Ao acordar, sai ao pátio de sua casa, observa a bondade de Deus e o louva. Neste momento um servo seu entra desesperado anunciando-lhe uma terrível desgraça: os sabeus levaram todo teu gado e mataram teus servos, só eu fiquei. Jó ouve atônito, e nem ainda digeriu esta terrível notícia, quando entra outro empregado seu e lhe anuncia que uma chuva de fogo, que caíra do céu, matara suas ovelhas. Outro adentra à casa anunciando que os caldeus levaram todos os seus camelos. Mas a pior de todas as notícias ainda estava por vir.

Enquanto estes homens ainda falavam sobre estes acontecimentos, surge um, que carrega consigo uma notícia devastadora. Este último anuncia-lhe que seus filhos, amados filhos, estavam reunidos em casa do irmão mais velho quando um forte vento, destruiu a casa e matou a todos!

Jó sai cambaleante, olha pro céu... tenta compreender o que está acontecendo... segundos que pareciam séculos, sua vida passa como um filme em sua mente... e de repente este homem toma uma atitude.

Não como eu ou talvez você, não apontando o dedo para o céu e tomando prestação de contas com Deus, não anunciando que Deus era injusto, não, não...

A bíblia declara que este homem se levantou, rasgou seu manto dirigiu-se até seu quarto, lá pediu à sua esposa, que já estava em prantos que lhe ajudasse a raspar a cabeça, saiu novamente à vista de todos e se prostra em terra adorando ao Senhor!

Qual seria sua reação? O que você diria pra Deus?

O inimigo fica furioso. Volta à presença de Deus e declara que se Deus lhe tocasse na saúde ele blasfemaria. Deus permite, pele por pele...

Jó dormiu mais uma noite, seu corpo físico cansado. Providenciara o velório de seus dez filhos, sua mente confusa, sua cabeça doía e latejava. Seu corpo frágil rolava na cama, sua alma estava inquieta. Nada lhe restou...

Mas uma vez, sem ter o conhecimento daquilo que ocorria, quando este homem acorda, percebe que existem algumas feridas purulentas nascendo em seu corpo. Passadas algumas horas, vem a febre. O que é isto?

Muitos especulam sobre qual enfermidade atacou o corpo de Jó, mas ninguém pode afirmar qual era. Charles R. Swindoll, no entanto, lista as reações desta enfermidade: coceira contínua, degeneração da pele, perda de apetite, medo e depressão, feridas purulentas, vermes que surgiam nas feridas, dificuldade de respirar, olheiras, mau hálito, febre alta, diarréia... Meu Deus! Quanta dor!

Gostaria de falar que, diante de tudo o que aconteceu com Jó, e do estado de seu corpo, uma chaga mortal se lhe crescia: a ferida moral.

Como poderia viver ainda um homem, que um dia tornou-se conhecido por que em seus lábios havia sempre uma palavra sábia, um conselho, suas mãos agora purulentas um dia foram procuradas para saciar a fome e a necessidade, ou para levantar-se em adoração quando eram oferecidos holocaustos. O que restara? Nada. Provavelmente sua desgraça lhe deu mais fama do que sua glória! A notícia percorria todo o oriente médio. Todos ficaram sabendo... que vergonha.

Diante disso, Jó toma uma decisão: vai se isolar juntamente com os desterrados, os rejeitados da sociedade e lá, próximo ao lixão da cidade, sentado na cinza, seu consolo é um caco de tijolo que alivia suas coceiras.

Maldito o dia em que nasci. Maldição seja eu ter nascido vivo. Porque não morri dentro da madre de minha mãe? Desejo morrer. Este era o desejo que ardia agora na alma deste mendigo. Não havia sentido na vida!

Pra completar a cena, alguns de seus amigos, sabendo de sua desgraça decidem visitá-lo. A cena é chocante! É mesmo Jó que está ali? O espanto é tão grande que por sete dias estes homem não conseguem pronunciar uma só palavra. Somente sentam e ficam ali observando...

Chegam à uma conclusão: Jó está em pecado! Não há outra explicação lógica! Caso contrário Deus é injusto e não seria nada bom se acreditarmos nisso. Ou ainda, as coisas boas ou ruins acontecem pra cada um independente do que fazem! Este era um pensamento muito perturbador. Então a melhor opção foi acusá-lo.

Inicia-se um ciclo de debates, até que, no capítulo 14, Jó declara que não acredita em uma solução para o homem em sua situação, mas de uma maneira profética, seus olhos se abrem para uma possibilidade:

Há esperança para a árvore... Ainda que esteja morta, cortada, seca, sem vida, se ela receber algumas gotas de orvalho, a umidade vinda de um rio ou mesmo uma chuvinha fraca, é capaz de voltar a viver e dar ramos como se fosse uma planta nova. Mas para o homem não há esperança.

Jó viu a solução. Ele percebeu de Deus poderia restaurar a vida àquilo que estava morto. O que ele esqueceu é que somos comparados à árvores, pelo próprio Deus: somos árvore plantada junto à ribeiros de água (Sl 1.3); somos carvalhos de justiça e plantação do próprio Deus (Is. 61.3), somos jardim fechado e regado pelo próprio Deus (Ct. 4.12).

Jó não compreendia que como árvore de Deus, só estava passando por um inverno. A primavera chegaria de novo trazendo com ela a vida! Há esperança...

Ele se tornaria uma forte e frutífera árvore novamente, estenderia seus galhos ainda mais adiante! Alimentaria ainda mais pessoas... Pois seu último estado foi melhor que o primeiro. Deus não só lhe restitui tudo, pois sua fidelidade foi inquestionável! Deus ainda o abençoa dobradamente. Foi o resultado de sua fidelidade. Jó nunca deixou de crer em Deus, ainda que a vida terrena não estava lhe sendo favorável, Deus continuava a ser seu Deus e merecedor de toda glória!

Esta é a atitude que Deus quer de nós. Mesmo diante do silêncio, mesmo diante de situações que não compreendemos, mesmo diante de toda a afronta e acusação, sejamos fiéis! A árvore florescerá novamente, acredite!

Pr. Paulo Nascimento

Contato

Pr. Paulo Nascimento

prpaullonascimento@hotmail.com

Palmas-Tocantins
blog:semeandovidaemanuel.blogspot.com..br
https://www.facebook.com/prpaullonascimento

(0**63) 8128-7340

Pesquisar no site

 Lançamento:

O PERFUME DA ADORAÇÃO,

"Nenhum boticário ou perfumista

pode criar esta essência:

uma essência que so pôde ser

sentida no céu".

FONE (63) 8128-7340

prpaullonascimento@hotmail.com

$20,00

Esta é uma  maravilhosa historia sobre

como ser um verdadeiro adorador

LANÇAMENTO

A Graça e a paz do Senhor Jesus. o Pr. Paulo Nascimento está lançando

o seu mais novo material em DVD, será uma benção para você e sua familia

adquire pelo fone 63-8128-7340

$17,00

© 2013 Todos os direitos reservados .by Pr Paulo Nascimento - Palmas - To

Crie um site grátisWebnode